Back / Lay price ratio (GAP)

O Back / Lay price ratio é uma regra importante que calcula a diferença entre a Odd (Price = Preço) do Back e do Lay disponível para a seleção. Quando a Odd do Back está próxima da Odd do Lay, a oferta é válida e boa, por exemplo, Odd do Back é 1,80 e a Odd do Lay 1,81, então essa é a melhor oferta possível no mercado para essa seleção, pois não há Odds possíveis entre 1,80 e 1,81. Se a diferença entre as Odds do Back e do Lay for grande, a oferta não é boa, por exemplo, a Odd do Back é 2.0 e a Odd Lay é 3.0, então é uma oferta muito ruim, indicando um mercado mal formado e com Odds injustas para apostar. Esta é uma questão mais técnica, mas adianto que todo trader/apostar busca sempre trabalhar em mercados com o mínimo de GAP possível.

GAP = diferença de odd entre o Back e o Lay. Se a Odd do Back está 1,50 e a do Lay 1,60, dizemos que tem 10 ticks de GAP.

A regra Back / Lay price ratio é adicionada por padrão a cada estratégia e nunca deve ser removida (recomendação). Somente nos casos em que sua estratégia está definida para apostar em Odds altas ou que a intenção seja apostar em mercados mal formados, você pode definir essa regra como menos rigorosa, por exemplo, para permitir uma diferença de 30% ou 50% entre a Odd do Back e Lay, mas, em Odds menores, a recomendação é que a diferença nunca seja superior a 15%.

Essa regra sempre deve ser usada em combinação com a regra Overround e a Min/Max selection price.